Lifestyle
Mais de cem empresas concorreram no Festival Internacional de Publicidade
A peça publicitária Unitel Bazza foi a grande vencedora da terceira edição do Festival Internacional da Publicidade (FestPub) 2023.
Foram mais de 100 empresas concorrentes, entre agências e produtoras de conteúdos publicitários de Angola, Moçambique e Cabo Verde que participaram do FESTIPUB, de 25 a 28 de Outubro, no Shopping Fortaleza, na Marginal de Luanda. Os trabalhos concorrentes foram os produzidos no ano de 2022.
A agência Golo foi o concorrente de Moçambique que mais prémios levou, com um total de nove, nas várias categorias.
O concurso teve o prémio do júri e o prémio do público, para qual a organização disponibilizou um site em que as pessoas fizeram as votações.
A Papaia venceu o prémio de melhor Agência digital em Angola. Na categoria de Causa Social do ano, a Fundação Ana Carolina e o projecto Chau Chau Malária foram os vencedores para Angola e Moçambique, respectivamente.
O prémio melhor evento do ano, o Unitel Festa levou, para Angola, ao passo que de Moçambique, Huila Samba, levou para o índico.
O Sponsor do ano de Angola foi o Banco Angolano de Investimentos (BAI) e em Moçambique foi a 2M.
A categoria melhor Plataforma digital do Ano foi ganha pela Unitel Money, para Angola, e Yango para Moçambique. A Televisão do Ano em Angola foi a TV Zimbo e em Moçambique a TV Miramar. A Rádio do Ano foi ganha em Angola pela AFrirádio e em Moçambique pela 99 Fm.
O Jornal Expansão (Angola) e O PAÍS (Moçambique), vencedores na categoria de imprensa do ano. O XAA – Xé Agora Aguenta e o Moçambique DSTV Stream foram os vencedores da categoria
Portal de entretenimento do Ano. Já o Platinaline e o Diário Económico venceram a categoria de melhor portal de notícias, de Angola e de Moçambique, respectivamente.
Um dos principais prémios é a categoria MARCA/ANUNCIANTE DO ANO, ganha pelo BAI (Angola) e 2M (Moçambique).
Os músicos C4Pedro e Mister Baw venceram a categoria de Embaixador do ano.
À Comunicação Social, o director do concurso, Hermenegildo Mariano, disse que para a próxima edição do FestiPub a pretensão é ver mais países dos Palop a participar, concorrendo em pé de igualdade com as empresas de Angola e Moçambique.
Sublinhou, no entanto, que a ideia é que cada país representado participe com dois membro de júri em cada uma das categorias do concurso, de modo a “torná-los mais inclusivo, e reconhecimento da excelência, qualidade e inovação dos profissionais da publicidade”.