Connect with us

Lifestyle

Tchianda e kizomba declarados Património Cultural Imaterial Nacional

Published

on

O Ministério da Cultura vai declarar esta quinta-feira, 18, os géneros de dança e música tchianda e kizomba, assim como os instrumentos musicais marimba e quisanje, como Património Cultural Imaterial Nacional. A informação foi divulgada ontem pela directora do Instituto Nacional do Património Cultural, Cecília Gourgel.

Segundo informações divulgadas pelo JA, o Ministério da Cultura também vai declarar como património cultural, a Igreja da Missão Católica do Cuvango, na província da Huíla, o Colégio São José de Cluny, na província de Luanda, e a Igreja Metodista Unida de Malanje, naquela província.

O anúncio oficial será feito hoje durante uma cerimónia no Palácio de Ferro, em Luanda, como parte das celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

De acordo com Cecília Gourgel, o Ministério da Cultura reconhece a importância de salvaguardar a identidade cultural angolana e garantir sua transmissão para as gerações futuras.

Destacou, igualmente, que a preservação do Património Cultural deve ser orientada pelo respeito à diversidade cultural, através de educação patrimonial, restauro e gestão adequada.

Cecília Gourgel também explicou que actualmente o país possui um total de 323 monumentos e sítios classificados, mas o Ministério da Cultura tem conhecimento de 1239 monumentos e sítios inventariados.