Connect with us

Desporto

Gerson Emiliano dos Santos eleito melhor árbitro da África Austral

Published

on

O árbitro Internacional angolano, Gerson Emiliano, foi eleito nesta quinta-feira, em Joanesburgo, África do Sul, como melhor árbitro da região austral do continente africano, batendo na concorrência os colegas de Moçambique e da África do Sul.

A premiação foi do Conselho das Associações de Futebol da África Austral, em cerimónia realizada no centro de convenções de Sandton, na primeira edição da COSAFA Awards 2023.

Em 2007 foi distinguido como o melhor árbitro jovem do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira divisão, Girabola, seguindo-se quatro distinções consecutivas de melhor árbitro assistente e melhor árbitro Assistente pela revista Claque Magazine.

Esta é a primeira distinção Internacional que Gerson Emiliano dos santos recebe como árbitro.

De 40 anos de idade, Gerson Emiliano dos Santos foi escolhido pela FIFA e pela CAF para apitar as principais partidas do último Campeonato Africano das Nações, incluindo o jogo das meias finais da competição.

Além de Gerson, a organização distinguiu também a zambiana Diana Chikotesha como melhor na categoria feminina, conquista que disputou contra Akhona Makalima, da África do Sul e Antsino Twanyanyukwa da Namíbia.

Já o jovem Tsiaro Randriambololoma, do Madagáscar, foi eleito árbitro promessa.

O avançado sul-africano que actua ao serviço do Al Ahly do Egípto, Percy Tau, foi eleito melhor jogador do ano, tendo superando os atacantes Lameck Banda (Zâmbia) e Peter Shalulile (Namíbia). Enquanto que a zambiana Racheal Kundananji, ficou com trofeu de melhor jogadora do ano.

O técnico sul-africano do Mamelodi Sundowns, Rulani Mokwena, foi eleito melhor treinador, e a sua compatriota Desiree Ellis ficou com prémio de melhor treinadora.

O experiente gololeiro sul-africano do Mamelodi Sundowns, Ronwen Williams, e sua compatriota Andile Dlamini, arrebataram os troféus de melhores guarda-redes nas respectivas classes.

Os prémios COSAFA Awards, passam assim, a partir deste ano, a distinguir e a premiar os melhores jogadores, treinadores e árbitros da zona austral do continente de cada ano, a semelhança do que acontece no velho continente.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *