Connect with us

Angola que dá certo

OGE: activistas do Cazenga e Kilamba Kiaxi recebem certificados

Published

on

Os municípios do Cazenga e Kilamba Kiaxi acolheram, nos dias 30 e 31 de Março, o seminário sobre Orçamento Geral do Estado e Orçamento Participativo, envolvendo mais de 60 activistas membros das Associações e Cooperativas dos referidos municípios, tendo no final, recebido certificados de participação.

Segundo a Coordenadora Nacional do Projecto e Assistente de Comunicação da ADRA, Leonarda Inguila, o seminário visa contribuir para eficácia e eficiência dos programas públicos de incidência social, permitindo que as organizações comunitárias tenham conhecimento, com vista a terem uma actuação eficiente no processo de monitoria das políticas públicas na linha do ambiente, a nível dos seus municípios.

Durante as sessões formativas, os activistas manifestaram a sua satisfação por serem reforçados os conhecimentos sobre orçamento público e cidadania, ciclo orçamental e os mecanismos de participação dos cidadãos no OGE e Orçamento Participativo.

Segundo o formador Gonçalo Teixeira, o processo de transparência começa a funcionar quando os munícipes são capacitados sobre o processo de monitoria de políticas públicas, elaboração do Orçamento Geral do Estado e Orçamento Participativo. São ferramentas-chaves para que cada munícipe saiba o que está cabimentado anualmente no seu município.

Esta acção formativa teve a duração de 6 horas e é promovida pela ADRA – Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente, no âmbito do projecto Monitoria de Impactos de Políticas Públicas de Desenvolvimento Local. Está a ser implementado em onze municípios das províncias de Benguela, Huambo, Malanje, Huíla e Luanda e tem a duração de 3 anos.

Colunistas