Ligar-se a nós

Mundo

Estados Unidos retiram soldados do Chade e do Níger

Publicado

em

Os Estados Unidos vão retirar já este fim-de-semana perto de uma centena de soldados deslocados no Chade, ao mesmo tempo que estão a preparar a retirada de um milhar de soldados do Níger, anunciou o Pentágono.

O porta-voz do Departamento de Defesa norte-americano, general Patrick Ryder disse que o comando norte-americano de África está a planear o reposicionamento de algumas forças militares norte-americanas do Chade, uma parte das quais já estava programada para partir.

Patrick Ryder diz tratar-se de uma medida temporária, que faz parte de uma revisão em curso da nossa cooperação em matéria de segurança, que será retomada após as eleições presidenciais de 06 de Maio no Chade.

Em relação ao Níger, Ryder confirmou o “início” das conversações, em Niamey, entre a embaixadora dos Estados Unidos no país, e o major-general Kenneth Ekman, e a junta militar no poder “sobre uma retirada ordenada e segura das forças dos Estados Unidos do Níger”.

O porta-voz do Pentágono sublinhou que Washington continua “empenhado” em “combater as organizações extremistas violentas na África Ocidental.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD