Connect with us

Angola que dá certo

Município do Bailundo acolhe Encontro Nacional das Comunidades

Published

on

O município do Bailundo, província do Huambo, acolhe esta quarta e quinta-feira, o vigésimo terceiro encontro nacional das comunidades, onde participam mais de 150 delegados saídos das  sete províncias do país.

O XXIII encontro nacional das comunidades visa, entre outros objectivos, socializar com os representantes das comunidades o Plano Estratégico da ADRA para o quinquénio 2023-2027.

De acordo com a nota de imprensa enviada à redação do Correio da Kianda, no encontro pretende-se também partilhar experiências de boas práticas de desenvolvimento das comunidades nos domínios da transformação de produtos, cooperativismo, empreendedorismo juvenil, alfabetização e reforço do diálogo entre as comunidades e as Administrações Municipais.

Vários Momentos de debate entre os participantes estão reservados no evento para avaliar a implementação de programas públicos de desenvolvimento local nos sectores agrícola e social.

Os delegados ao encontro são das províncias de Benguela, Malanje, Huíla, Huambo, Namibe, Cunene e Luanda.

Temas do encontro

Vários temas serão discutidos, como a  Apresentação do Plano Estratégico da ADRA para o quinquénio 2023-2027 será o primeiro tema.

Ainda no segundo dia os participantes vão também partilhar experiencias sobre boas práticas de desenvolvimento das comunidades.

Os Programas públicos de apoio ao desenvolvimento local nos sectores agrícola e social, também serão discutidos. Além destes temas, a agenda do ENC prevé um momento para o balanço das recomendações da edição de 2022, a semelhança das edições anteriores.

Condução do encontro

O Encontro Nacional que arranca amanhã, foi antecedido de um encontro preparatório para permitir a organização do informe sobre os Encontros Provinciais, a consolidação do balanço das recomendações de 2022 e a preparação dos membros das comunidades que assumirão funções de moderação e intervenção nos órgãos de comunicação social.

Para o painel dos programas públicos, as comunidades sugeriram a análise do Programa do FADA/Apoio à Agricultura Familiar, Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (sector agrícola), Projecto Kwenda e Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (sector social). Os prelectores deverão ser contactados com a devida antecedência, a fim de permitir uma adequada preparação das apresentações, em função do perfil dos participantes do encontro.

O XXIII Encontro Nacional das Comunidades terá lugar no Bailundo, um município histórico, o programa de actividades deverá prever um momento de visitas, incluindo cumprimentos aos membros da corte da Ombala do Mbalaundu.

Colunistas