Connect with us

Mundo

Hamas diz que recebeu e está a estudar proposta de cessar-fogo

Published

on

O movimento islamita palestiniano Hamas anunciou hoje que recebeu e está a estudar uma proposta de acordo de cessar-fogo com Israel na Faixa de Gaza.

A proposta resultou de uma reunião realizada em Paris no fim de semana entre representantes dos Estados Unidos, de Israel, do Qatar e do Egipto.

O líder do movimento islamita, Ismail Haniyeh, que se encontra no Qatar, “confirma que o movimento recebeu a proposta que circulou na reunião e que o Hamas está a examiná-la”, segundo um comunicado citado pela agência francesa AFP.

Um alto funcionário do Hamas tinha dito na segunda-feira que o grupo extremista queria negociar um cessar-fogo completo com Israel antes de qualquer acordo.

Por sua vez, o  vice-presidente da África do Sul, Paul Mashatile, prometeu que o seu país “continuará a defender os vulneráveis e marginalizados e a lutar por um mundo justo”.

“A África do Sul se aproximou da Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) para conceber não apenas um cessar-fogo da barragem militar da Palestina de Israel, mas também para pedir ao tribunal que considerasse o governo israelense culpado de cometer actos de genocídio. A CIJ descobriu que era “plausível” que Israel tenha cometido actos que violassem a Convenção sobre Genocídio”, diz a nota a qual o Correio da Kianda teve acesso.