Connect with us

Mundo

Irão ameaça grande ofensiva se for atacado. “Tomaremos nossas próprias decisões”, diz Netanyahu

Published

on

O comandante da força aérea iraniana advertiu hoje que o Irão poderá lançar uma grande ofensiva militar se for atacado, numa aparente referência a uma retaliação israelita.

“Aconselho-vos a não fazerem nada que possa resultar numa grande ofensiva das forças armadas iranianas”, afirmou o brigadeiro-general Hamid Vahedi Vahedi, citado pela imprensa internacional.

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, disse hoje de manhã que a operação “True Promise” contra Israel foi uma acção limitada e não abrangente.

Por sua vez, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que Israel está determinado a decidir autonomamente sobre suas estratégias de defesa, em meio a apelos de países ocidentais por contenção diante da série de ataques do Irão. Enquanto os Estados Unidos, a União Europeia e o G7 consideram impor sanções mais severas ao Irão para acalmar Israel e incentivá-lo a evitar uma escalada após décadas de hostilidades por meio de procuradores.

Netanyahu discutiu a situação com os ministros das Relações Exteriores da Alemanha e do Reino Unido, que visitaram Israel como parte de uma iniciativa coordenada para impedir que o conflito entre Israel e o Irão se alastre para um confronto regional, alimentado pelas tensões na região de Gaza.

Em resposta, o gabinete de Netanyahu expressou gratidão a David Cameron e Annalena Baerbock pelo apoio, reiterando a posição de Israel: “É crucial afirmar que tomaremos as nossas próprias decisões e que faremos tudo o que for necessário para proteger o Estado de Israel”.

A tensão entre Israel e o Irão aumentou significativamente desde a ofensiva militar israelita em Gaza, que se seguiu a um ataque do grupo extremista Hamas em solo israelita, a 07 de Outubro de 2023.

O Irão apoia o Hamas, que domina a Faixa de Gaza desde 2007, e é qualificado como uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia.

Médio Oriente: Israel diz ter interceptado 99% dos projécteis lançados pelo Irão

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Adelino

    17/04/2024 at 7:57 pm

    Por favor não desvia história, quando Hamas atacou Israel todo mundo se meteu de acordo apoiando Israel atacar Palestina e eles foram bombardear até nas zonas de residência e ninguém falou de sanções. Agora Israel bombardeou o consulado Iraniano na Syria. O Irão respondeu e todos os dias atiram-se contra Irão. Que mundo é esse só alguns é que podem mandar e os outros devem obedecer.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *