Connect with us

Economia

Criado instituto para fortalecimento do sector mineiro nacional

Published

on

O Conselho de Administração do Instituto de Projectos Industriais já está em funções após a cerimónia de posse presidida pelo PCA da Endiama.

Os membros empossados incluem Marçal Vigário como Presidente do Conselho de Administração (PCA), Manuel Simão dos Santos como Vice-Presidente do Conselho de Administração (Vice-PCA) e Ady Dias Van-Dúnem e João Penito como Administradores não-Executivos, que comprometeram-se “a trabalhar diligentemente para alcançar os objectivos estabelecidos para o sector”.

O Presidente do Conselho de Administração da Endiama EP, José Manuel Augusto “Ganga Júnior”, que presidiu a cerimónia de posse, realizada na Vila de Catoca, em Saurimo, província da Lunda Sul, destacou a criação do Instituto como “uma grande conquista”.

“Achamos necessário criar esse órgão para nos apoiar, pois precisamos começar a implementar as tecnologias de forma correcta. O que as vezes tem acontecido é que inauguramos uma mina e três anos depois já não tem reserva, nem capacidade técnica”, disse e continuou: “não trabalharemos sozinhos, temos instituições internacionais para se juntar a nós e fazermos com que estejamos melhor estruturados em termos de indústria de mineração em Angola”, disse, o PCA da Endiama.

Enfatizou, igualmente, a necessidade de uma estrutura mais robusta na indústria de mineração para alcançar melhor os objectivos estabelecidos.

“Pretende-se ter a indústria do sector de mineração mais estruturada, com vista a alcançar melhor os nossos objectivos. Nós sentimos que devíamos ter um novo embrião interno, no sentido de proceder os mais distintos estudos, projectos que levem à constituição de empresas mineiras fortes”, acrescentou.

O Instituto de Projectos Industriais (INPROITEC) foi estabelecido recentemente com o objectivo de fortalecer o sector mineiro, promovendo o desenvolvimento da capacidade local para implementar projetos industriais, com orientação e apoio do Executivo e dos órgãos de supervisão. Ele fornecerá suporte técnico e científico específico para os projetos industriais, com foco principal nos do setor mineiro.