Connect with us

Economia

Ouro: há três meses do prazo obras da refinaria estão com 25% de execução

Published

on

Os trabalhos de construção da Refinaria de Ouro, em Luanda, estão com 25% de nível de execução, quando o prazo para a sua conclusão é de Agosto de 2023, sete meses depois do início das obras.

A informação foi avançada nesta terça-feira, 16 de Maio de 2023, pela directora Geral da Geoangol, Ndjamila Africano, considerando o nível de execução das obras da infraestrutura, como estado a decorrer “sem constrangimentos”.

A responsável daquela subsidiária do Grupo ENDIAMA prevê que a referida obra, orçada em USD 7 milhões, esteja concluída em Agosto do presente ano de 2023, e terá a capacidade para refinar 25 Kg de ouro por dia. As obras da tiveram início em Outubro de 2022.

De acordo com a gestora, a actuação no ramo da refinação de ouro justifica-se pela necessidade de expansão dos serviços laboratoriais, bem como da diversificação da economia angolana por via dos minerais estratégicos.

Sobre a estratégia de entrada da Geoangol para o leque de subsidiárias da ENDIAMA, Ndjamila Africano referiu tratar-se de uma questão de “alinhamento mútuo de negócios”, e de potenciar a ENDIAMA para a prestação de serviços de perfuração, hidrologia e geofísica.

Actualmente, disse, apesar de a Geoangol continuar aberta à prestação de serviços nos mais diversos ramos do sector mineiro, o foco recai mais para o subsector diamantífero, segmento que considerou ter potencial para “expansão de negócios”.