Economia
Angola gastou quase USD 770 milhões com importação de combustíveis líquidos
Angola gastou só no primeiro trimestre de deste ano cerca de 769 milhões de dólares norte-americanos com importação de combustíveis líquidos.
Um total de 769 milhões de dólares norte-americanos é o valor que o Executivo angolano gastou na importação de combustíveis líquidos durante o primeiro trimestre deste ano.
Os dados foram revelados esta segunda -feira, 29, pelo Director Geral do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo, Luís Fernandes, à margem da apresentação do balanço da actividade do primeiro trimestre das empresas que actuam no sector petrolífero.
Na ocasião, o responsável daquela instituição fez saber, por outro lado, que durante os primeiros três meses deste ano foram adquiridos para comercialização um milhão, duzentos e trinta mil, seiscentos e vinte três toneladas métricas de combustíveis líquidos, dos quais, cerca de 51,3% corresponde ao gasóleo, 35,5%, gasolina, 7,7% ao fuel oil, 4,5 ao Jet A1, 0,7% ao petróleo iluminado.
Quanto à origem das referidas aquisições dos combustíveis líquidos, 26,7 por cento foram provenientes da refinaria de Luanda, 0,2 por cento da Cabgoc-Topping de Cabinda e 73,1 por cento da importância.
Luís Fernandes sustentou que as quantidades adquiridas no período em análise representam uma redução de aproximadamente 21% em relação ao trimestre anterior.
O titular da pasta daquela instituição, salientou ainda que o país contou com uma capacidade instalada de armazenamento de combustíveis líquidos em terra de 675.968 (seiscentos e setenta cinco mil e novecentos sessenta e oito) metros cúbicos.