Connect with us

Mundo

Ataque de milícia faz 25 mortos no leste da RDC

Published

on

O número de vítimas em um ataque a uma aldeia na província de Ituri, no leste da República Democrática do Congo, aumentou para 25 este domingo, 07, conforme relatado por um líder local e um representante da sociedade civil, após confirmação do ataque no sábado por um porta-voz do governo e um documento da ONU.

O grupo Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (CODECO), uma das várias milícias operando na região conflituosa do leste, foi responsável pelos assassinatos na aldeia de Galayi, situada a 70 km (45 milhas) a noroeste da cidade de Bunia.

Quinze corpos foram encontrados no domingo, além dos dez recuperados no sábado, segundo Banzala Danny, líder local, e Vital Tungulo, líder da sociedade civil, informaram à Reuters. Um documento interno da ONU, visto pela agência, e Jules Ngongo, porta-voz do governador da província de Ituri, confirmaram o ataque e o número inicial de mortes de dez civis.

“Garantimos que todos os assassinos serão punidos pela justiça”, afirmou Ngongo.

A situação dos direitos humanos em Ituri tem se deteriorado desde o início do ano, com a CODECO realizando mais ataques, conforme relatado pelo Gabinete Conjunto das Nações Unidas para os Direitos Humanos (UNJHRO) em um relatório publicado em Março.

A CODECO e as Forças Democráticas Aliadas (ADF), outra milícia actuante na região, são responsáveis pela maioria das mortes de civis no leste da RDC, de acordo com um relatório da missão de paz da ONU divulgado em Março.