Mundo
Novo governo do Senegal conta com 25 ministros
O Senegal inaugurou um novo governo, conforme anunciado pelo primeiro-ministro Ousmane Sonko na sexta-feira, seguindo a vitória esmagadora do presidente nas eleições de Março.
O presidente Bassirou Diomaye Faye, de 44 anos, aprovou o gabinete, que agora conta com 25 ministros e cinco ministros juniores. Faye, que assumiu o cargo na terça-feira, nomeou Sonko, um dos seus principais apoiadores, como primeiro-ministro, sucedendo ao presidente cessante Macky Sall, cujo mandato de 12 anos foi marcado por um crescente descontentamento público.
O novo governo será objecto de atenção especial, uma vez que Faye fez promessas arrojadas durante a campanha, incluindo a retirada do franco CFA, a moeda comum da África Ocidental. Embora tenha recuado ligeiramente nessa promessa, esta semana o ex-inspector fiscal comprometeu-se com uma auditoria nos sectores de petróleo, gás e mineração.
Algumas das principais nomeações incluem Cheikh Diba como ministro das Finanças, anteriormente director de programação orçamental do Ministério das Finanças, e Abdourahmane Sarr, como ministro da Economia.
Senegal: novo presidente possui duas mulheres, saiu da prisão e venceu as eleições