Connect with us

Mundo

Angolanos em Nairobi afirmam que “Angola tem muito que aprender com Quénia”

Published

on

Os cidadãos angolanos que se encontram em Nairobi, a estudar nas universidades do Quénia, entendem que Angola tem muito a aprender com aquele país da costa africana, principalmente nos domínios do Turismo, Agricultura, Telecomunicações e da Educação.

Os angolanos, a maioria a estudar teologia e ciências afins, afirmam mesmo que as potencialidades do Quénia vão ajudar a desenvolver o país. O seminarista espiritano Simão Arnaldo, estudante do 4° ano de teologia, na University Tanganza Colege, afecta a Universidade Católica da África Oriental, é de opinião que Angola tem muito a aproveitar das potencialidades da Agricultura, Turismo e Telecomunicações do Quénia.

“Nós como angolanos temos muito que aproveitar daqui do Quénia. Segundo a minha experiência, adquirida aqui, em termos de questões de telecomunicações, turismo, da agricultura, temos muito que aprender, temos muito que ganhar com a experiência a partir daqui do Quénia”, afirmou, entrevistado pela radio pública angolana, acrescentando que ajudarão a desenvolver Angola.

Já Victorino David da Cruz, estudante do primeiro ano do curso de gestão de viagem e turismo, afirmou que o Quénia é um país com o turismo “muito avançado”, por isso, depois que terminar a sua formação, vai regressar a Angola para ajudar a desenvolver o sector, visto que a formação está a capacita-los para responder aos desafios do sector.

Contou que já conheceu as principais atrações turísticas e os parques nacionais do Quénia, bem como as reservas naturais, potencialidades que tornam o Quénia um importante destino turístico.

Do que viu, disse que já tirou ideia para ajudar a melhorar os pontos turísticos de Angola. Outro estudante angolano no Quénia é Sebastião Moniz, do curso de Teologia, já no 3° ano, afirmou que Angola tem muito que aprender com o Quénia em muitos aspectos, tendo apontado, a educação, saúde, turismo, “até mesmo político”.

O Presidente da República, João Lourenço, está desde ontem a efectuar uma visita de Estado ao Quénia, a convite do seu homólogo Willian Ruto, no quadro das festividades do Dia do Pai daquela nação, Jomo Queniata.

No quadro desta visita, amanhã, serão assinados 13 acordos de reforço de cooperação entre os dois estados, com destaque para Agricultura, turismo, vida selvagem, navegação marítima, desenvolvimento da juventude, Educação, Saúde.

“Visita do PR servirá para reforço da cooperação entre os dois Estados”