Politica
“Visita do PR servirá para reforço da cooperação entre os dois Estados”
O Embaixador de Angola no Quénia, Nsianga Abílio, disse que a visita de João Lourenço àquele país servirá para o reforço da cooperação entre os dois Estados e vai permitir a assinatura de vários acordos de cooperação, com realce para os domínios do turismo, agricultura, telecomunicações e saúde.
“É o país com a maior economia aqui na África Oriental, tem valências e capacidades que o nosso país poderá aproveitar”, avançou.
Sobre o programa da visita, informou que no dia 20 está previsto uma visita a uma localidade conhecida como “Capital do Chá”.
“O Quénia produz e exporta o chá. Nós em Angola não temos muita cultura do cultivo do chá. Algumas técnicas podem ser aproveitadas em termos de cooperação entre os dois países”, disse.
Expôs, igualmente, que esta visita vai marcar o Dia do Herói Nacional. “É o dia que o povo queniano presta homenagem aos que participaram na luta de libertação deste país, então o nosso chefe é o convidado de honra”.
João Lourenço viajou esta quinta-feira, 19, a Nairóbi, para uma visita de Estado de dois dias a convite do seu homólogo William Ruto.
O turismo é o maior contribuinte do crescimento económico do Quénia e é actualmente o sector de maior renda do país, seguido por flores, chá e café. Em 2006, o turismo gerou 803 milhões de dólares, acima dos 699 milhões de dólares no ano anterior.