Connect with us

Sociedade

Doença rara vitima mais de 30 crianças na Chibia

Published

on

Cerca de 36 crianças morreram desde o início deste mês no município da Chibia, província da Huíla, devido a uma doença considerada “rara” pelas autoridades.

A informação foi avançada pelo Soba-Grande da região, Armando Fernando Cavange, tendo acrescentado que os pacientes estão a ser encaminhados ao centro médico local, mas a maior parte chega em estado terminal e outros terminam em óbito mesmo em casa.

De acordo com Armando Fernando Cavange, a doença se manifesta com inflamação na barriga, fortes dores, vómitos com secreções de cor preta e vestígios de sangue, assim como espuma na boca.

O soba explica que, há sensivelmente dois dias, perdeu três dos seus netos, com os mesmos sintomas no hospital municipal da Chibia, sendo que um deles perdeu a vida enquanto lhe era administrado o soro fisiológico.

Embora a doença vitime fatalmente mais as crianças, também atinge alguns adultos, mas sem mortes, por enquanto, situação que preocupa os habitantes daquele município, por se tratar de uma doença desconhecida que pode vitimar numa única residência todos os membros da família.

Pelo que pedem intervenção urgente das autoridades para acudir as demais pessoas afectadas, numa altura que o hospital está totalmente abarrotado.

Por seu turno, o director municipal da Saúde, Benjamim Hilifavali, disse que a situação já é do domínio das autoridades sanitárias, e neste momento já se deslocaram para aferir o que se está a passar.