Connect with us

Mundo

Tropas russas adentram base aérea ocupada por militares dos EUA no Níger

Published

on

As forças militares russas adentraram uma base aérea no Níger onde estão estacionadas tropas dos Estados Unidos, afirmou um alto funcionário de defesa dos EUA.

Segundo avançou a Reuters, essa acção ocorre após a decisão das autoridades nigerinas de expulsar as forças norte-americanas do país. O Níger, que antes do golpe do ano anterior era um parceiro fundamental dos EUA na luta contra insurgentes na região, ordenou a retirada dos quase mil militares americanos.

Segundo o funcionário de defesa dos EUA, as forças russas não estão interagindo com as tropas americanas, utilizando um hangar separado na Base Aérea 101, próxima ao Aeroporto Internacional Diori Hamani, em Niamey, a capital do Níger. Essa movimentação coloca as tropas dos EUA e da Rússia em proximidade, em um momento de crescente rivalidade militar e diplomática entre as nações, especialmente em relação ao conflito na Ucrânia.

A situação levanta questões sobre o futuro das instalações americanas no país após a retirada. O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, minimizou preocupações sobre a segurança das tropas americanas, afirmando que os russos estão em uma área separada e não têm acesso ao equipamento militar dos EUA.

A retirada das tropas americanas do Níger faz parte de um padrão mais amplo de retirada de tropas dos EUA e de seus aliados de países africanos, em resposta a mudanças de regime e a crescentes atritos com governos locais. Enquanto isso, a Rússia busca fortalecer as suas relações com nações africanas, apresentando-se como um parceiro alternativo, sem histórico colonial no continente.

Embora ainda não esteja decidido o destino das tropas dos EUA no Níger, existe um plano para repatriá-las para bases do Comando dos EUA para África, localizadas na Alemanha.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *