Economia
Nigéria: preço do litro da gasolina ultrapassa 600 kwanzas
A escassez de gasolina continua a afectar as principais cidades da Nigéria, resultando em um aumento significativo nos preços e agravando a crise do custo de vida no país.
Em locais como Lagos e Abuja, os preços ultrapassaram os 850 nairas (516,37 kwanzas), enquanto em áreas fora dessas grandes cidades, como Kano, os preços subiram acima de 1.000 nairas (607,49 kwanzas). Isso ocorreu apesar da NNPC Ltd., empresa estatal de petróleo que importa o produto, vendê-lo a uma média de 617 nairas (Kz 374,82).
No ano passado, o governo do Presidente Bola Tinubu removeu os subsídios e permitiu que empresas privadas importassem gasolina. No entanto, devido à escassez de divisas e ao limite de preço imposto à gasolina, a NNPC permaneceu como o único importador. Um porta-voz da NNPC acusou alguns meios de comunicação de aproveitarem a situação para aumentar os lucros.
A gasolina é amplamente utilizada em veículos e geradores de energia domésticos e comerciais, e a escassez actual está a exercer pressão sobre a economia, já enfrentando a mais alta taxa de inflação em 28 anos.
Muitos passageiros ficaram presos a espera de auto carros em longas filas nos postos de combustível. Analistas alertam que os preços dos alimentos básicos vão aumentar significativamente se a escassez persistir, agravando a frustração após o governo aumentar as tarifas de electricidade para alguns consumidores.