Connect with us

Politica

Convocação de ministra no “Kremlin” irrita João Lourenço

Published

on

João Lourenço, na qualidade de presidente do MPLA, chamou atenção ao secretário para Mobilização e Inserção na Sociedade do partido, e estendeu a manifestação de repúdio para mais membros, pelo facto de Gonçalves Muandumba ter convocado a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias, sem o seu conhecimento, confidenciou ao Correio da Kianda, uma fonte próximo a ministra.

A fonte que temos vindo a citar, avança ainda que, a convocação de Teresa Rodrigues Dias, actual Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, foi para prestar esclarecimentos sobre o andamento das negociações com as centrais sindicais, que terão convoca a greve geral em três fases, com um primeiro período de três dias entre 20 e 22 de março, um segundo entre 22 e 30 de abril e um terceiro de 03 a 14 de junho de 2024.

O líder dos camaradas, que chegou de surpresa ao edifício sede do partido, na Avenida Ho Chi Minh, no passado dia 20, dirigiu um encontro do Secretariado do Bureau Político, na sequência do qual manifestou desagrado pela ousadia.

De facto, o MPLA é o partido vencedor das eleições e formou o Governo, mas o Executivo tem a sua própria estrutura, e mesmo que fosse para passar uma orientação a ministra, tal ordem devia ser expressa por João Lourenço, quer seja na qualidade de Chefe de Estado, quer seja na qualidade de presidente do partido.

De referir que, na reunião extraordinária do Secretariado do Bureau Político, João Lourenço realizou uma visita de constatação das condições de trabalho do Departamento de Informação e Propaganda (DIP) do Comité Central.

Esteves Hilário, responsável pela Informação no Bureau Político, forneceu detalhes ao presidente sobre a actualidade e eficácia do departamento.

A visita contou com a presença de vários altos quadros do partido, incluindo a vice-presidente, Luísa Damião, a secretária para Administração e Finanças, Carla Ribeiro, o director do Gabinete do presidente do MPLA, Meireles Patrocínio, e entre outros membros da direcção.