Connect with us

Politica

Busca pela paz em África na agenda da reunião de João Lourenço com Antony Blinken

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, reúne-se, hoje, em Washington, D.C., com o Secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony J. Blinken, à margem da Cimeira EUA-África, que decorre naquele país. A segurança na região do continente africano é um dos temas que deverão ser discutidos no encontro que acontece, às 11h30 de Washington, 17h30 em Angola.

A reunião do presidente angolano está enquadrada no leque de encontros bilaterais que o governante norte-americano tem agendado para esta terça-feira, com líderes de países africanos presentes na cimeira dos EUA-África.

A problemática da segurança na Região Austral do continente africano e dos Grandes Lagos, com destaque para o grupo rebelde M23, são os pontos fortes da agenda da reunião de hoje do presidente João Lourenço, com o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

No encontro de trabalho, de acordo com uma fonte do Correio da Kianda, João Lourenço deverá pedir suporte e rubricar acordos para pôr fim ao conflito que assola a Região dos Grandes Lagos.

“O ponto central é vender uma imagem de que temos tido capacidade e pujança para resolver estes problemas e que seria encontrado melhores respostas caso houver uma parceria de proximidade com os EUA”, revelou a fonte do nosso jornal.

A primeira reunião de hoje do Secretário de Estado americano, às 10h15 de Washington, será em conjunto, com os presidentes do Djibuti, Níger e da Somália, Ismail Omar Guelleh, Mohamed Bazoum, e Hassan Sheikh Mohamud, respectivamente. No encontro, Blinken estará acompanhado do secretário de Defesa, Lloyd J. Austin III.

O secretário de Estado Blinken e o secretário de Defesa, Lloyd J. Austin III se reúnem com o presidente João Lourenço em Washington, D.C., de acordo com o programa da Cimeira, enviado na madrugada desta terça-feira, ao Correio da Kianda.

Logo a seguir ao encontro com o estadista angolano, o secretário Blinken vai discursar, às 12h30, no Fórum de Paz, Segurança e Governança em Washington, D.C.

Está ainda prevista para às 14h40 de Washingon, uma cerimónia de assinatura de memorando de entendimento entre o secretário de Estado Blinken e os ministros das Relações Exteriores da República Democrática do Congo, Christophe Lutundula, e da Zâmbia, Stanley Kakubo.

A Cimeira EUA-África reserva ainda para esta terça-feira, o Fórum de Conservação, Adaptação Climática e Transição Energética Justa, cujo discurso será proferido por Antony J. Blinken.

Outra reunião de peso de hoje, será entre o secretário de Estado Blinken e o presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, durante a qual, além dos ataques perpetrados pelo M23, deverão os dois governantes passar a ‘pente fino’, em Washington, D.C, o conflito na região de Catanga, que é uma das maiores produtoras mundiais de minerais como cobalto, cobre, diamantes, ouro, ferro e urânio, e que têm sido palco de conflitos armados.

O subsecretário de segurança civil, democracia e direitos humanos, Uzra Zeya, vai moderar um painel no Fórum da Sociedade Civil da Cúpula de Líderes dos EUA-África, com o tema “Elevando a voz do trabalhador”.

Está igualmente previsto, o “Fórum de Jovens Líderes da África e da Diáspora, na Sessão de Educação” da Cúpula de Líderes EUA-África.