Connect with us

Economia

Analista reafirma importância da aposta na produção nacional

Published

on

A aposta na produção nacional é importante para redução das importações, que consome avultadas somas dos cofres do Estado, disse esta segunda-feira, 11, o analista do espaço Revista de Imprensa, da Rádio Correio da Kianda, Mfuca Muzemba.

Conforme o Correio da Kianda publicou anteriormente, somente com importação de arroz, entre 2018 e 2022, o Governo angolano gastou cerca de 1.5 mil milhões de dólares.

Mfuca Muzemba disse “olhar também com preocupação para o controlo quase que total da comercialização do trigo por cidadãos estrangeiros”.

Recentemente, o produtor de cereais Anfeu Vinevala, lamentou o pouco financiamento que é atribuído aos produtores, tendo garantido que se os verdadeiros agricultores fossem potencializados, Angola seria auto-suficiente na produção do grão.

“A dinamização da produção de trigo em Angola só depende do financiamento sério aos agricultores”, afirmou Anfeu Vinevala, que sustenta, igualmente, que o dinheiro que o Estado gasta para importação do produto, se fosse distribuído aos agricultores, “o país teria auto-suficiência e reduziria os níveis de pobreza em zonas rurais”.

O também um dos maiores produtores de cereais em Angola, que falava à Rádio Correio da Kianda, acrescentou que a luta do executivo para diversificar a economia seria mais facilitada com a potencialização dos verdadeiros produtores agrícolas.

Formado em radiojornalismo, com passagem por órgãos de comunicação social públicos e privados. Possui formação internacional em Comunicação e Multimedia. Estudante do curso superior de Gestão/Comunicação e Marketing.