Connect with us

Mundo

África do Sul: Jacob Zuma sai ileso de um acidente de viação

Published

on

O antigo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, saiu ileso de um acidente de viação, após um condutor embriagado embater contra o seu carro oficial, informou a polícia.

Segundo a imprensa sul-africana, o acidente ocorreu na sexta-feira, em KwaZulu- Natal, na cidade portuária de Durban, sudeste do país, sua terra natal, às 18h40, e não houve nenhum ferimento, tendo sido preso o homem de 51 anos por dirigir embriagado.

Recentemente, o ANC, antigo movimento nacionalista no poder há três décadas na África do Sul, processou o MKP, no Tribunal Superior de KwaZulu-Natal, sobre a alegada violação dos direitos autorais da marca Mkhonto weSizwe (MK) – A Lança da Nação, em língua Zulu -, o antigo braço armado (1961-1994) do Congresso Nacional Africano (ANC) durante a luta de libertação armada contra o anterior regime de apartheid.

Jacob Zuma, que foi presidente, entre 2009 e 2018, é o candidato presidencial do partido MKP, e foi suspenso pelo ANC em Janeiro.

De acordo com as sondagens, o ANC poderá perder, nas eleições agendadas para 29 de Maio, pela primeira vez, a maioria absoluta no Parlamento e ser forçado a formar um Governo de coligação.

As eleições gerais na África do Sul, assinalam as primeiras três décadas de democracia sob a governação do ANC, de Nelson Mandela, após a queda do anterior regime de apartheid em 1994.

O partido Congresso Nacional Africano (ANC), antigo movimento de Libertação nacionalista liderado por Mandela, governa em coligação com o Partido Comunista da África do Sul (SACP) e a Confederação Sindical da África do Sul (COSATU).

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.