Connect with us

TRANSPORTES

NAIL recebe primeira inspecção para certificação

Published

on

O Novo Aeroporto Internacional de Luanda, Dr. António Agostinho Neto, localizado no KM 44 em Luanda, recebeu esta semana, uma equipa de técnicos da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a primeira visita de inspecção provisória, de 25 a 27 de Abril, para a primeira sessão técnica do processo de Certificação.

A Inspecção Técnica faz parte da 1ª Fase do Processo de Certificação Provisória de Aeródromo e teve como objectivo avaliar a Infraestrutura do Aeroporto que está em processo de finalização e os Equipamentos instalados ou em processo de instalação no AIAAN, visando verificar o atendimento aos requisitos normativos da ANAC de forma a permitir uma operação adequada e segura do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto após a sua abertura ao tráfego.

A Equipa de Inspeccão da ANAC contou com a presença 15 técnicos das áreas Aeródromos e Ajudas em Terra (AGA), (Navegação Aérea(ANS) e Segurança Contra Actos de Interferência Ilícita e Facilitação (AVSEC/FAL).

Na inspecção foram objectos de análise a Infa-Estrutura das duas Pistas do AIAAN, como a Pista 06R/24L (Pista Sul) e Pista 06L/24R (Pista Norte), os Caminhos de Circulação, o Terminal de Passageiros, as Instalações de Navegação Aérea incluindo a Torre de Controlo do Aeródromo, Controlo de Aproximação e Controlo de Área, além das Rádio-Ajudas e Equipamentos Meteorológicos.

O Processo de Certificação Provisória de Aeródromos é o processo estabelecido no Normativo Técnico Aeronáutico 22C, parágrafo 22C.127, para a abertura o tráfego de um novo Aeroporto Internacional. Este é detalhado no Instrutivo 22C.105.001.B e é constituído por cinco fases.

A Fase 1 é de Manifestação de Interesse e Inspecções Técnicas;

A Fase 2 de Solicitação Formal e análise dos processos e procedimentos incluindo o Manual de Operação de Aeródromo (MOA). Já a Verificação em Campo (Inspecção de Certificação Provisória), está enquadrada na Fase 3. Seguido da Fase 4, de Concessão ou Recusa do Certificado de Aeródromo;

A última é a Fase 5, de Publicação das informações do Certificado de Aeródromo no AIP.

A Certificação de Aeródromos é o processo estabelecido pela Organização de Aviação Civil Internacional como sendo obrigatório para um Aeroporto ser considerado como Internacional, de forma a garantir os mais elevados índices de segurança operacional, bem como segurança contra actos de interferência ilícita e facilitação.