Economia
Aeroporto Agostinho Neto começa a receber voos comerciais de carga
Após vários questionamentos sobre a entrada efectiva em funcionamento do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, recém inaugurado, a infra-estrutura recebeu esta terça-feira, 19, o primeiro voo comercial de carga.
“Proveniente de Lagos, este voo realizou-se numa aeronave 737-800 Cargo, operada pela TAAG”, informa o comunicado enviado à redacção do Correio da Kianda. Na sequência, seguiu para a capital da Nigéria com 3000 Kg, tendo regressado a Luanda com 10.000 Kg.
Segundo a nota, a previsão é que até ao final de Dezembro aterrem e levantem do AIAAN voos comerciais operados, entre outras companhias, pela multinacional DHL, pela Ethiopian Airlines e pela Sinotrans em parceria com a Hull Blyth.
“Este é um momento relevante e de extrema importância, sobretudo porque transmite ao mercado uma mensagem de encorajamento relativamente à utilização do novo aeroporto. Depois de inaugurado, a 10 de Novembro, o AIAAN tem sido deveras escrutinado, havendo com regularidade perguntas sobre o seu arranque efectivo. Ora, aqui está o novo aeroporto a funcionar e com boas perspectivas de receber mais voos comerciais de carga de companhias estrangeiras até ao final deste mês”, disse, António Pombal, responsável pelo Operador Temporário do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto.
Numa primeira fase, o novo aeroporto vai manusear um volume de carga de 130 mil toneladas/ano, entretanto, o AIAAN apresenta uma capacidade de expansão até 440 mil toneladas/ano.
“Para o próximo ano aguardamos um aumento significativo dos voos comerciais de carga a chegarem e a partirem do AIAAN e a assumpção clara deste novo aeroporto como um hub relevante para a aviação em África”, ressaltou.