Connect with us

Economia

Novo aeroporto começa receber voos de passageiros só a partir de Outubro

Published

on

O Novo Aeroporto Internacional de Luanda Dr. António Agostinho Neto, localizado na comuna do Bom Jesus, em Luanda, vai iniciar a operar voos de passageiros a partir do último trimestre de 2024.

Tratam-se do voos domésticos e internacionais, que deverão arrancar em Outubro deste ano, depois de em Janeiro último ter arrancado os voos de carga.

O coordenador do Gabinete Operacional dessa infra-estrutura, José Paulo Nóbrega, que falava para a Agência Angola Press, disse que neste momento está a decorrer o processo de formação de mais de mil técnicos, para posterior certificação internacional que os licencia a operarem o novo Aeroporto de Luanda.

Aquele responsável, que apresentava a visita guiada ao ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, referiu que existem ainda alguns desafios no NAIL.

“Efectivamente, temos dois tipos de desafios, sendo o primeiro com as reparações dos últimos trabalhos necessários, antes do arranque, mas que não condicionam a operacionalidade do aeroporto”, assegurou.

Entre as actividades em curso na infra-estrutura, José Paulo Nóbrega disse haver uma equipa multidisciplinar com 18 grupos, compostos por mais de 40 técnicos cada, entre profissionais de transportes públicos da TCUL, dos Caminhos de Ferro e AGT, que diariamente acertam as melhores formas de colocar em funcionamento o aeroporto em todas as suas valências.

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, visitou na semana finda o Novo Aeroporto Internacional de Luanda Dr. António Agostinho Neto, acompanhado do ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu.

De recordar, que o arranque dos voos domésticos no aeroporto Dr. António Agostinho Neto estava previsto para o primeiro trimestre deste ano, prazo agora estendido para o fim do ano.