Connect with us

Economia

Obras de reabilitação do troço Bungo ao Novo Aeroporto Internacional arrancam em breve

Published

on

As obras de reabilitação do corredor ferroviário do troço Bungo ao novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) entrarão em execução, em breve. Para o efeito, o Presidente da República, João Lourenço, autorizou a abertura de concurso público para a celebração de contrato.

A competência, de acordo com o Decreto Presidencial de 23 de Janeiro, é do Ministério dos Transportes a quem cabe subdelegar, aprovar as peças do procedimento, bem como verificar a validade e a legalidade de todos os actos praticados, incluindo a celebração e assinatura dos contratos.

O procedimento estabelece a assinatura de contrato de elaboração dos projectos, coordenação, aquisição de serviços de fiscalização da empreitada de obras públicas e gestão das obras que visam a segregação do corredor ferroviário do Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL), no troço Bungo/Baia/AIAAN.

O novo Aeroporto Internacional, recorde-se, foi inaugurado a 10 de Novembro do ano passado, pelo Presidente João Lourenço. Os voos internacionais estão previstos para o terceiro trimestre deste ano, prevendo-se atender 15 milhões de passageiros por ano, dos quais 10 milhões no tráfego internacional e cinco no segmento doméstico, bem como processar, anualmente, um volume de 130 mil toneladas de mercadorias.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Colunistas