Connect with us

Politica

Novo aeroporto “vai conferir dignidade ao povo angolano”

Published

on

O analista social, Luís Jimbo, considerou que o Novo Aeroporto Internacional de Luanda Dr. António Agostinho Neto, que será inaugurado esta sexta-feira, 10,  “vai conferir dignidade ao povo angolano”.

A infra-estrutura, que terá capacidade para movimentar 15 milhões de passageiros por ano e um volume de mercadorias de 50 mil toneladas anuais, irá substituir o actual Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, construído em 1954.

“Pela primeira vez, temos uma porta de entrada que dignifica Angola na dimensão que tem a nível internacional”, ressaltou o analista, em declarações à RNA.

Segundo o cronograma, o novo aeroporto será inaugurado, inicialmente para voos de transporte de cargas até o primeiro trimestre de 2024, quando terão início os voos domésticos, sendo que a previsão para os internacionais, é para a metade do próximo ano.

A ocupar uma área de 1324 hectares, o aeroporto Dr. António Agostinho Neto possui duas pistas duplas e está capacitado para receber aeronaves do tipo B747 e A380 (o maior avião comercial), além de contemplar a construção de raiz de uma cidade aeroportuária numa área de construção de 75 quilómetros quadrados, na zona do Bom Jesus, município de Viana.

A inauguração a ser feita pelo Presidente da República, João Lourenço, está prevista para esta manhã. Acompanhe a transmissão em directo, a partir das 08 horas, na Rádio Correio da Kianda em 103.7 FM para Luanda ou através do portal www.correiokianda.info.