Connect with us

Mundo

FMI revisa crescimento da RDC em 2022 para 8,5%

Published

on

O crescimento do PIB da República Democrática do Congo foi revisto em alta para 8,5% em 2022, em função de uma produção mais forte no sector de mineração, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) na quarta-feira.

O Fundo, que havia previsto um crescimento do PIB de 6,6% em 2022 em um relatório de Dezembro, disse em seu último relatório que os dados preliminares haviam mostrado “um crescimento real do PIB significativamente mais forte em 2022 do que o previsto anteriormente”.

Após uma visita de uma semana de seus funcionários a Kinshasa, o FMI projectou um crescimento de 8% este ano, mas alertou para os riscos de queda devido o conflito armado ao Leste do país somando-se a décadas de violência das milícias nas províncias ricas em minerais do país centro-africano.

A riqueza mineral, incluindo vastas reservas de cobre, cobalto e ouro, alimentou o conflito entre milícias, tropas governamentais e até mesmo invasores estrangeiros.

“A inflação anual atingiu 13,1% no final de 2022 por causa dos preços mais altos de alimentos, energia e transporte”, disse.

“A incerteza antes das eleições gerais da RDC em Dezembro, os efeitos contínuos da guerra na Ucrânia e os choques adversos dos termos de troca também poderiam afectar as previsões de crescimento”, disse.

Dados preliminares sugerem que o déficit da conta corrente da República Democrática do Congo aumentou no ano passado devido ao forte crescimento das importações e a piores termos de troca, embora o banco central tenha reportado mais reservas internacionais brutas do que o inicialmente projectado.

“Mas estima-se que o saldo fiscal global para 2022 tenha se deteriorado devido aos pagamentos em atraso e ao aumento dos gastos com a insegurança no Leste”, disse o FMI.

Com agências internacionais