Connect with us

Politica

Com seis ministros e 170 empresários Lula visita Angola com maior comitiva de sempre

Published

on

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, aguardado esta noite para uma visita de Estado à Angola, vem acompanhado por seis ministros, 170 empresários e onze parlamentares de diferentes partidos.

Durante a visita, devem ser assinados acordos sobre agricultura, processamento de dados e apoio às pequenas empresas. Está, igualmente, prevista a assinatura de outros instrumentos jurídicos na área da Educação.

A informação foi avançada pelo embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, que disse que o Brasil está interessado também na cooperação nas áreas militares, na formação (treinos) das tropas angolanas, no centro Sérgio Vieira de Mello, no Brasil, para as primeiras forças de deslocação rápidas de Angola ao serviço das Nações Unidas, as primeiras de um país africano à disposição das Nações Unidas”.

Rafael Vidal destacou também o facto de a maior comunidade brasileira em África estar concentrada em Angola.

A agenda de Lula da Silva em Angola inclui uma reunião privada e outra ampliada com o homólogo João Lourenço, no primeiro dia da visita.

A fonte refere que o Chefe de Estado brasileiro também irá à Assembleia Nacional para participar num seminário, onde falará sobre o projecto no Vale do Cunene, e num evento empresarial que deverá ter a presença de cerca de 60 empresários brasileiros.

O Presidente Lula da Silva chega a Luanda proveniente de Joanesburgo, África do Sul, onde participa, até hoje, na 15ª Cúpula do BRICS, bloco de países de economias emergentes formado, até o momento, por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.