Connect with us

Economia

Preços de produtos alimentares e serviços em alta em época natalícia

Published

on

Os populares em Luanda mostram-se preocupados com a subida galopante dos preços de produtos da cesta básica e serviços.

Alguns populares ouvidos pela equipa de reportagem da Rádio Correio da Kianda dizem que os preços sobem vertiginosamente com o aproximar da quadra natalícia. Entretanto, Filomena de Sousa disse que não são os preços de produtos alimentares que subiram, mas também os serviços.

A nossa entrevistada avançou que há uma semana solicitou uma reportagem fotográfica para os dois netinhos e o acordo era de pagar cinquenta mil kwanzas, mas essa semana foi pagar, disseram-lhe que o preço agora era de oitenta mil kwanzas: “não está fácil”, desabafou.

Quanto aos produtos alimentares, Filomena disse que teve de redimensionar em termos de santidade e variedade.

Quanto a preferência, a maioria disse preferir o mercado formal. Madalena Santana é de opinião que os preços chegam a ser mais acessíveis do que no informal, mas, “com essas dificuldades terei de limitar o que comprar, porém, o bacalhau não pode faltar e churrasco para as crianças”, disse Madalena.

Entretanto, o economista José Macuva disse que o frenesim é característico neste período, mesmo assim defende racionalidade nos gastos, tendo em conta o mês de Janeiro que é de muitos apertos.

O economista aconselha as famílias a gastarem mediante as possibilidades de cada um, mas, adverte as famílias a fazerem também poupança.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.