Connect with us

Educação Financeira

Ser sócia – uma solução para as compras 

Published

on

Sócia é juntar pessoas conhecidas ou de ocasião para dividirem uma grande quantidade de produto entre eles/elas, por exemplo, dividir um saco de arroz de 50 quilos, caixa de peixe, de carne, etc. Pode ser também o juntar dinheiro entre pessoas para fazer compras.

Tendo em conta a situação da economia angolana nacional angolana e moçambicana, de pouco emprego para tanta demanda, empregos formais mal pagos e com poucas condições, com taxas de inflação galopante, é normal que o dinheiro ou o seu valor perde valor, logo as pessoas com as mesmas necessidades ou com mais necessidades em valor, devem entender que juntar dinheiro ou juntar as compras e dividir as compras pode ser uma saída para se abastecer de compras para a sua casa. Falo de bens alimentares e não só…

Seja em que época esteja a viver, seja Natal ou noutra qualquer, lembre-se que estamos a viver tempos difíceis, na qual temos que fazer escolhas para mantermos as nossas necessidades básicas satisfeitas e vivermos com dignidade.

Mais uma semana, mais um artigo e o recurso a inquéritos online também está aqui incluído neste.

Foram obtidas quinze (15) respostas que amavelmente agradeço desde já.

Perguntas e Respostas. 
Sabe o que é sócia? 
100% responderam que sim.
Sócia é juntar pessoa conhecidas ou de ocasião para dividirem uma grande quantidade de produto entre eles/elas, por exemplo, dividir um saco de arroz de 50 quilos, caixa de peixe, de carne, etc. Já faz isto nas suas compras?
86,7% responderam que já recorreu a esta fórmula.
Faz sócia nas compras do mês, semana?
100% responderam que fazem para o mês.
Em que classes de produtos faz sócia?
9 responderam que fazem compras via sócia de caixas de peixe e caixas de carne: frango.
7 comida/alimentação de primeira necessidade;
5 compram óleo vegetal e ovos;
1 compra de água, sumos.
Quanto gastava antes de fazer sócia?
O leque é variado e as respostas obtidas vão de:
– Desconheço o valor que gastava em compras
– Na verdade eu não gostava de fazer sócia mas pela situação que estamos a viver (subida dos preços), obriga-me a fazer sócia em quase tudo…
– Até Kz 450 000,00.
E quanto gasta agora dividindo as compras?
Respostas obtidas: 80 mil; 95% dos Rendimentos. Os preços subiram, por gasto mesmo só obtendo mais produtos; 100 000,00; 70.000.00; 70000; Muito; 240.000; 350.000,00; Actualmente gasto 250.000.00 para compra do mês; 8 kz; Agora gasto 65 mil nas compras de casa…
Com sócia, aumentou o rendimento da sua família?
58,3% responderam que não aumentou o rendimento da família.
41,7% responderam que sim.
Por este inquérito dá para concluir, de alguma forma, que os consumidores, as famílias estão muito pressionadas com a subida de preços, nomeadamente, os preços dos bens alimentares. As altas taxas de inflação que fazem qualquer ganho de produtividade, aumento de rendimento, pelo menos aos níveis que temos assistido, a que poder de aquisição fique sempre a perder e com isso, as famílias tenham que tomar medidas, como:
– Fazer sócia;
– Comprar menos quantidades de produtos;
– Comparar preços entre mercados, cantinas e supermercados e entre folhetos dos supermercados;
– Gestão de stocks em casa;
– E muito mais.
Fazer e ser sócia é uma acto de criatividade positivo para que o mesmo dinheiro possa gerar mais compras e daqui eu apresento o meu orgulho pelas mulheres e pelos homens que com o seu trabalho e honestidade, continuem a fazer de Angola e de Moçambique, países com presente e com futuro.