Economia
“Bancos têm disponibilidade financeira, maior procura deve-se a quadra festiva”, diz gestora
Os clientes de bancos mostram-se agastados com a falta de dinheiro nos balcões e nos ATMs. Junta-se a isso, as longas filas que se tem de suportar para ver a cor do dinheiro.
“Esta situação é frequente ao longo do ano, mas agrava-se nesta época natalícia”, disse, um cidadão que preferiu falar sob anonimato. Preocupados, os clientes dos bancos pedem aos órgãos competentes a pôr cobro a situação.
Em resposta às preocupações apresentadas, uma subgerente de um banco na região de Viana, capital do país, disse em exclusivo à Rádio Correio da Kianda que a fase é muito exigente por ser a época do pagamento dos salários e do décimo terceiro (13°), ou seja, subsidio de Natal.
“Hoje, por exemplo, nós fizemos o carregamento dos ATMs às 08 horas, até agora, 11 horas já acabou, por causa da procura. Sobretudo em bancos que estão numa zona translacional e comercial onde o movimento financeiro é maior”.
A nossa interlocutora disse, por outro lado, que nesses casos, temo estado a aconselhar os clientes para irem noutros ATMs próximos, “que é o caso do desvio do Zango ou ao Viana Park”, orientou.