Connect with us

Sociedade

África precisa de USD 30 mil milhões para travar consequências das alterações climáticas

Published

on

A comissária da União Africana Josefa Sacko, disse que África precisa de mobilizar 30 mil milhões de dólares até 2030 para assegurar a resiliência das águas face às alterações climáticas.

A diplomata discursava na 35.ª reunião do Secretariado da Conferência Ministerial Africana sobre o Ambiente e referiu que o mecanismo encarregue de mobilizar estes valores é o programa que a Comissão da UA tomou a iniciativa de desenvolver, no âmbito do apoio aos Estados-membros.

Concebido com vista a colmatar o défice de investimento neste sector, o programa para a criação do Fundo Verde sobre o Clima conta com a colaboração de outros organismos e está em conformidade com a “Visão Africana da Água 2025”, o programa de investimento na Água em África e a Agenda 2063.

A comissária da UA deu a conhecer a aprovação, recentemente, de 6 milhões de dólares como recursos de subvenção ao programa para projectos de investimento na água.

Ainda no âmbito das preocupações com as alterações climáticas, está em curso um Programa Africano de Ar Limpo à escala continental, coordenado por iniciativas nacionais, transmitidas às comunidades económicas regionais a níveis políticos mais elevados.

O estudo prevê um conjunto de 37 medidas para reduzir as emissões causadoras da poluição atmosférica e das alterações climáticas.