Connect with us

Politica

Angola e Suécia preparam temas sobre energia solar para conferência sobre Clima

Published

on

O presidente João Lourenço recebeu também, recentemente em audiência, a embaixadora do Reino da Suécia em Angola, Ewa Polano, com quem avaliou questões multilaterais e bilaterais, sobretudo, aspectos que têm a ver com o clima.

Em declarações à imprensa, no final do encontro com o Chefe de Estado, que durou menos de trinta minutos, no Palácio Presidencial, a diplomata sueca informou que Angola e a Suécia preparam temas sobre energia solar, devendo estar presentes na Conferência sobre o Clima, a decorrer nos próximos dias na estância balnear de Sharm El Sheikh, na República Árabe do Egipto.

Referiu, a propósito, que o seu país está a financiar o projecto de energia solar para a África Subsaariana, avaliado em 560 milhões de dólares.

Manifestou o interesse das empresas suecas continuarem a trabalhar em Angola nos projectos de infra-estruturas aeroportuárias e portuárias, incluindo projectos de energia solar e telecomunicações.

A Suécia foi responsável pela construção do primeiro Centro de Formação de Pescas no país (Cefopescas) e do Posto de Electrificação do município dos Dembos, na província do Bengo.

Ewa Polano elogiou o desenvolvimento económico e social do país nos últimos cinco anos e aproveitou para felicitar o Presidente João Lourenço, pela reeleição à frente dos destinos do país.

Colunistas