Connect with us

Sociedade

Registados 1500 novos casos de cancro anualmente no país

Published

on

O Instituto Angolano de Controlo de Cancro informou que são diagnosticados anualmente 1500 novos casos da doença no país.

De acordo com o director da unidade, Fernando Miguel, que falava por ocasião do Dia Mundial do Cancro, assinalado este domingo, 05, assim como em outros países do mundo, Angola tem registado elevadas taxas da doença, sendo que cerca de 80 por cento chega no estágio três ou quatro, sem por vezes se conseguir salvar a vida.

Dos 1500 novos casos de cancro, explicou a liderança, a maioria são cancro de mama, com 25%, seguida pelo colo do útero, com 19%, e pela próstata, com 7% dos casos, em adultos.

O director explicou que dos novos casos de cancro detectados, 150 são crianças que já estão em tratamento numa área específica para cancros pediátricos.

O responsável do IACC ressaltou que o instituto atende, em média, cerca de 500 pacientes por dia, entre doentes e aqueles que aparecem pela primeira vez para fazer o rastreio.

“O Instituto Angolano de Controlo do Cancro precisa de mais 200 médicos para atender a demanda de pacientes, em todas as províncias do país”, ressaltou o responsável.

Colunistas