Connect with us

Politica

Informar sobre o Censo 2024 é mais uma missão para os “soldados da democracia” – Nuno Caldas

Published

on

O Secretário de Estado para a Comunicação Social disse este sábado, 04, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, que “os jornalistas devem se comunicar com transparência, verdade, rigor e responsabilidade, tendo em conta o seu papel relevante de informar e formatar a consciência social”.

Nuno Caldas convidou, igualmente, todos os actores, como comentaristas, fazedores de opinião, para se envolverem na sensibilização da sociedade para participação de todos angolanos no Censo da População e Habitação 2024.

O governante reportou-se de factos históricos para despertar o sentimento patriótico e sacrifício consentido nos momentos mais difíceis para informar. Por isso, disse que “esta é mais uma missão a ser cumprida” por aqueles que chamou de “soldados da democracia”, quando faltam um pouco mais que 70 dias para a realização do Censo 2024.

Este é o segundo Censo Geral da População e Habitação que Angola independente vai realizar, em Julho próximo, depois do Censo de 2014.

Importa ainda realçar que com este recenseamento, o Executivo angolano pretende saber, dentre outros aspectos, o número da população angolana, as condições sociais e económicas, saúde, educação, emprego. bem como taxa de natalidade e mortalidade.

Censo 2024: actualização cartográfica do país está em torno de 96%

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.