Connect with us

Economia

INADEC restitui mais de 18 milhões de kwanzas de serviços “mal prestados”

Published

on

O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) restituiu mais de 18 milhões de kwanzas a cidadãos que reclamaram junto de si, a “má prestação de serviços” por diversas instituições a nível da as 18 províncias do país.

De acordo com a Directora Geral Adjunta do INADEC, Anta Webba, a acção de restituição dos valores resulta do trabalho que aquela instituição tem vindo a desenvolver, de consciencialização dos cidadãos sobre os direitos dos consumidores, bem como das medidas que têm sido aplicadas com a disponibilização obrigatória do livro de reclamações, nas instituições de prestam serviço de comércio.

O valor total restituído aos consumidores é de 18.847.180,09 Kz (dezoito milhões, oitocentos e quarenta e sete mil, cento e oitenta kwanzas e nove cêntimos) que vários consumidores a nível do país reclamaram dos vários prestadores de serviço, com destaque para o comércio.

Anta Webba disse ainda que, nos últimos quatro meses, o INADEC remeteu dois Processos para a Procuradoria-Geral da República contra as empresas COMAUTO-Automóveis Lda. e Grupo Boavida resultantes de incumprimentos de cláusulas contratuais com os seus clientes.

No total, avança a responsável foram registadas 1498 reclamações, 761 das quais resolvidas e 1071 processos estão em curso.

Na lista de instituições mais reclamadas, de acordo com a Directora Adjunta do INADEC, consta a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), UNITEL, o Banco de Poupança e Crédito (BPC), a LOJA GLÓVEL e o supermercado Angomart.

Os institutos superiores e universidades, Colégios, Escolas de condução, TAP e TAAG também integram a lista de instituições cuja prestação dos serviços foram reclamados.

O call center do INADEC registou, durante o primeiro quadrimestre do corrente ano, um total de 4803 chamadas telefónicas, das quais 1260 reclamações, 3294 pedidos de informação e 202 denúncias.

Cerca de 88% das referidas chamadas telefónicas recepcionadas são provenientes da Província de Luanda.

Ao fazer o balanço das actividades do INADEC, nos primeiros quatro meses do ano, Anta Webba destacou ainda a realização de 14 acções de formação em Higiene e Segurança Alimentar (HSA), Atendimento de Excelência ao Consumidor e Resolução de Litígios de Consumo, dirigidas a 271 formandos provenientes de 53 (Cinquenta e Três) empresas de prestação de serviços de diversas áreas, com destaque para 150 Agentes da Polícia Nacional.