Connect with us

Economia

Activos líquido do BNI cresceram 25% em 2019

Published

on

A Assembleia Geral do Banco de Negócios Internacional (BNI), reuniu no passado dia 08 de Maio de 2020, na qual foram aprovadas as Contas e apreciado o Relatório de Gestão referentes ao Exercício de 2019.

Dentre os principais indicadores que marcaram a actividade no referido ano, destaque para o Activo Líquido de Kz 377.8 mil milhões (crescimento anual de 25%), onde as rubricas de maior peso foram a Carteira de Títulos, com um total de kz 123.2 mil milhões (crescimento anual de 16%) e a Carteira de Crédito, com um total de Kz 124.4 mil milhões (crescimento anual de 7%). Os Recursos de Clientes totalizaram Kz 310.7 mil milhões (crescimento anual de 22%), reflectindo um Rácio de Transformação de 40%.

Foi igualmente destaque o Resultado Líquido de Kz 2.5 mil milhões, o qual foi impactado pelo adiamento do processo de alienação da participação no BNI Europa, assim como pela incorporação dos ajustes recomendados pelo programa de Avaliação da Qualidade dos Activos, promovido pelo Banco Nacional de Angola em 2018, do qual foram alvo os 13 maiores bancos do mercado. Dentre os principais rácios de rentabilidade, destaque para o Rácio de Eficiência (cost to income), de 43.3%, e para o Return On Equity (ROE) de 6.6%.

No que toca à solidez, os Fundos Próprios Regulamentares totalizaram Kz 37.6 mil milhões e o Rácio de Sovabilidade Regulamentar (RSR) manteve-se em 16.1%.

Foram destaques da estratégia do Banco BNI em 2019, os seguintes pontos:

  • O rightsizing da estrutura do Banco por forma a promover a eficiência e a produtividade;
  • O lançamento do 1º Cartão Multicaixa com Chip em Angola, o qual promoveu a imagem de Mbanza Congo – Património Mundial da Cultura;
  • A Distinção como o melhor Banco em Angola em sistemas e políticas de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo, pela Associação de Profissionais Certificados em Compliance de África;
  • O incremento das linhas internacionais de crédito (IFC – International Finance Corporation, AFREXIMBANK, HSBC Bank, dentre outras Instituições), para um total de USD 164M, instrumentos de apoio à importação e produção nacional;
  • A aposta na transformação digital.

A Administração do Banco está “satisfeita com os resultados obtidos e confiante que no futuro o Banco BNI reforçará o seu papel como agente financeiro relevante para a diversificação da economia em Angola e para o apoio aos seus empresários”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *