Connect with us

Mundo

Último adeus a Rainha Isabel II

Published

on

A Rainha de Inglaterra, Isabel II, foi hoje a enterrar na Capela de São Jorge, em Windsor, depois de um dia que seguirá uma série de protocolos preparados há várias décadas.

O programa geral desta segunda-feira, 19 de Setembro, sob a maior operação policial de sempre em Londres, as cerimónias fúnebres pela morte da Rainha de Inglaterra segue-se uma operação meticulosa que seguirá várias componentes protocolares.

As portas do Westminster Hall encerraram pelas 6h30 da manhã, terminando assim o período de quatro dias e meio durante o qual o público pode prestar as suas homenagens à Rainha.

As filas de espera chegaram às 12 horas e estenderam-se ao longo de vários quilómetros nas margens do rio Tamisa.

Às 8 horas desta segunda-feira, as portas da Abadia de Westminster abriram para começar a receber os cerca de 2 mil convidados para assistir presencialmente à missa do funeral de Estado, incluindo dignatários internacionais, políticos, funcionários públicos, celebridades e alguns membros do público, escolhidos por esforços ligados à caridade ou a trabalhos comunitários.

As 10h35, o caixão foi retirado do catafalco onde ficou pousado no Westminster Hall e posicionado na carruagem onde começou o primeiro cortejo do dia até à Abadia de Westminster, que teve início as 10h44.

O Rei Carlos III e os restantes filhos de Isabel II — Eduardo, Ana e André —, os seus netos — William e Harry —, o seu genro — o vice-almirante Sir Timothy Laurence —, o seu primo — o Duque de Gloucester — e o seu sobrinho — o Conde de Snowdon — seguiram a pé o cortejo entre o Westminster Hall e a Abadia de Westminster, onde a urna chegou pelas 10h52.

Cerca de 6 mil representantes das Forças Armadas foram deslocados para acompanhar o percurso da carruagem de 123 anos que transportou os restos mortais da monarca.

Às 16 horas de hoje começa na Capela de São Jorge uma pequena cerimónia fúnebre presidida pelo reitor de Windsor, David Conner.
O coro da capela vai cantar ao longo do serviço e a Coroa Imperial do Estado, a esfera e cetro serão colocados sobre o altar. O Arcebispo da Cantuária vai, por fim, oferecer uma benção, após a qual será cantado o hino nacional.

O serviço deverá terminar pelas 16h30.
O enterro privado da Rainha Isabel II.

A família real vai regressar à capela às 19h30 para uma cerimónia inteiramente privada e familiar durante a qual será enterrado o corpo de Isabel II. O serviço fúnebre será, mais uma vez, presidido pelo reitor de Windsor.

Isabel II será enterrada na capela memorial do Rei Jorge VI, em Windsor, onde foram enterrados os seus pais. É também lá que estão guardadas as cinzas da sua irmã, a Princesa Margarida. O corpo do Príncipe Filipe, que esteve temporariamente no jazigo real da Capela de São Jorge, vai ser movido para a capela memorial, para junto da Rainha.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *