Connect with us

Sociedade

Namibe: Embarcação desaparecida há uma semana com cinco marinheiros a bordo

Published

on

Uma embarcação artesanal está há uma semana desaparecida dos mares do Tômbua, Província do Namibe, com cinco marinheiros a bordo.

Foi na sexta-feira, 3 de Maio, que os cinco marinheiros se fizeram ao mar, na localidade do Rocha Magalhães abordo da embarcação denominada Mar Azul, com matrícula EO1232.

Os familiares contam que foi no quarto dia, na terça-feira, que despertaram para o sumiço dos marinheiros, quando estes já deviam ter regressado à terra e notificaram o proprietário da embarcação.

Josefa Domingos, mãe de um dos rapazes que faz parte do grupo, pede as autoridades, o reforço das buscas para encontrar os desaparecidos.

Outra mãe, Maria do Rosário, conta que só na quinta-feira tomou conhecimento do desaparecimento da embarcação em que seguia o seu filho, tendo sublinhado que o menino não sabe nadar.

Já o proprietário da embarcação, João Eleque, revelou que três dos cinco marinheiros não possuem cédula marítima, que os habilitasse a fazer-se ao alto mar.

“De sexta até sábado, vimos que até 22 horas não apareceram, domingo de manhã preparamos uma chata, abastecemos e fomos a procura deles e nada [e] fui dar a conhecer a capitania, a polícia fiscal”, disse.

A delegada marítima em exercício, Fernanda Caquarta, disse que a falta de meios está a condicionar o processo de buscas nos mares do Namibe para a localização dos cinco marinheiros desaparecidos.

“Nós não temos meios para ir à procura. Nós comunicamos o grupo multissetorial, interagindo com os Sobas”, disse, acrescentando que exigiram do proprietário da embarcação a apresentação da documentação da embarcação, “mas até aqui não deu nada”.