Mundo
Questões económicas e intromissão do Ruanda dentre razões para conflitos na RDC – Especialista
O cientista político Eurico Gonçalves entende que a instabilidade que se vive na República Democrática do Congo tem como fundamento as questões económicas e a intromissão do Ruanda. Acredita no envolvimento do presidente João Lourenço na qualidade de medianeiro naquela região, no sentido de redobrar os esforços para se alcançar a estabilidade, e apela os EUA e a comunidade europeia a condenar tal acto.
Em causa está a frustração de uma tentava de golpe de Estado encabeçada por Cristian Malanga este domingo, em Kinshasa. A acção dos insurgentes visou a residência de Vital Kamerhe, Vice-Primeiro-Ministro, Ministro da Economia e candidato ao cargo de Presidente da Assembleia Nacional daquele país, localizada na comuna de Gombe, quando foi atacada por um grupo de homens fardados, por volta das 04h30 deste domingo.
A acção resultou na morte do cabecilha da intentona Cristian Malanga e dois agentes da polícia da guarda de Kamerhe, segundo disse à Rádio Correio da Kianda, o jornalista congolês Eric Azimi.
Eurico Gonçalves defende que os americanos e europeus estão preocupados com esta tentativa de golpe de estado tendo em conta os investimentos em curso no corredor do lobito.
Já, o analista moçambicano Alexandre Chivale, pensa que a acção pode contar com os cidadãos internos mas, com influência externa, e entende que a reunião do conselho de segurança nacional possa vir impor medidas excepcionais.
O debate aconteceu ontem, na Rádio Correio da Kianda.
EUA demarcam-se de envolvimento em tentativa de golpe de Estado na RDC