Mundo
Irão investiga causas do acidente que matou presidente Ebrahim Raisi
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, Mohammad Bagheri, ordenou hoje uma investigação sobre as causas do desastre de helicóptero que matou o Presidente do Irão, Ebrahim Raisi, e a sua comitiva.
Segundo a imprensa internacional, Mohammad Bagheri ordenou que um comité de alto nível inicie uma investigação sobre a causa da queda do helicóptero presidencial, um dia depois do desastre que provocou a morte de nove pessoas.
Os destroços do helicóptero que desapareceu no domingo foram descobertos ao amanhecer na encosta de uma montanha, na zona de Kalibar e Warzghan, na província do Azerbaijão Oriental, onde o aparelho se despenhou por motivos ainda desconhecidos.
Segundo relatos da imprensa iraniana, o helicóptero descolou em condições climatéricas difíceis.
As equipas de socorro iranianas recuperaram os corpos de Ebrahim Raisi e dos outros oito passageiros que seguiam a bordo, incluindo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian.
Após buscas intensas, dificultadas pelas condições meteorológicas adversas, o Governo iraniano confirmou a morte de Raisi, acrescentando que o desastre não vai causar “qualquer perturbação na administração” do país.
Hoje de manhã, o líder supremo do Irão, Ali Khamenei, nomeou o vice-presidente Mohammad Mokhber como chefe de Estado interino e decretou cinco dias de luto pela morte de Ebrahim Raisi.
As cerimónias fúnebres do Presidente iraniano devem iniciar-se na terça-feira em Tabriz, noroeste do país, indicou hoje a agência oficial iraniana.
Pingback: João Lourenço envia mensagem de pesar ao Líder Supremo do Irão - Correio da Kianda - Notícias de Angola