Connect with us

Politica

João Lourenço felicita vencedor de eleições no Zimbabwe

Published

on

O Presidente angolano, João Lourenço, expressou este sábado a convicção de que Angola e o Zimbabwe venham a desenvolver esforços no sentido do aprofundamento contínuo das relações de amizade e cooperação existentes entre os dois povos e países.

João Lourenço enviou uma mensagem ao candidato eleito do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, pela “expressiva vitória” que obteve nas eleições de 30 de Julho último.

Na missiva, João Lourenço considera os resultados eleitorais como a reafirmação da confiança depositada pelos eleitores a  Emmerson Mnangagwa, bem como o reconhecimento da população pela sua experiência e prestígio político. 

“As eleições ora realizadas são igualmente uma demonstração da vitalidade da democracia zimbabweana, que se renova e se consolida com a vitória por si alcançada, que terá seguramente repercussão positiva em toda a nossa sub-região”, escreve João Lourenço.

O Presidente angolano termina a carta com a esperança de que as acções que os dois estadistas venham a empreender contribuam para o reforço da paz, da estabilidade e para o desenvolvimento de Angola e Zimbabwe, e da África Austral, em geral.

Apelo à tolerância

Na sua qualidade de   Presidente do Órgão da SADC para a Cooperação nos domínios da Política, Defesa e Segurança, João Lourenço apelou, por outro lado, a todos os líderes políticos e seus apoiantes para observarem o máximo de tolerância e calma na sequência da publicação dos resultados finais das eleições.

Numa declaração emitida pela ocasião, João Lourenço exprime a sua solidariedade para com o povo do Zimbabwe, pela sua conduta exemplar durante as eleições de 30 de Julho de 2018.

O Presidente do Órgão lança um apelo a todos os actores em geral e líderes políticos em particular, bem como aos seus apoiantes, para ultrapassarem os desafios imediatos do período pós-eleitoral, a fim de permitir que o país aspire a uma nova e promissora era.

Na declaração, o Presidente do Órgão pede a todos os actores e líderes políticos a abraçar esta transição e trabalhar colectivamente na consolidação dos ganhos da democracia e a garantir que o futuro económico e político da República do Zimbabwe sejam devidamente assegurados.

“O Presidente do Órgão lança ainda um apelo a todos os líderes políticos e seus apoiantes para observarem o máximo de tolerância e calma na sequência da publicação dos resultados finais das Eleições Harmonizadas de 30 de Julho de 2018, pela Comissão Eleitoral do Zimbabwe”, lê-se na declaração.

João Lourenço reiterou, neste quadro, a necessidade de os líderes políticos que contestam os resultados das eleições fazerem as suas reivindicações através dos mecanismos de resolução de disputas e dos Tribunais Eleitorais previstos pelas leis da República do Zimbabwe.

A declaração expressa, ainda, que a Missão de Observação Eleitoral da SADC (SEOM) vai continuar a apoiar o processo eleitoral no Zimbabwe, através do acompanhamento da fase pós-eleitoral, como parte do mandato da sua Missão de Observação de Longo Prazo, em conformidade com os Princípios e Linhas Mestras da SADC sobre as Eleições Democráticas (de 2015).

 

 

C/ ANGOP

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *