Connect with us

Sociedade

Especialistas defendem políticas atractivas para travar fuga de quadros

Published

on

O especialista em Gestão e Administração Pública disse esta terça-feira, 08, que o elevado número de jovens que deixa o país em busca de melhores oportunidades de vida noutros cantos do mundo, está relacionado com ausência de políticas que podem responder aos anseios da força motriz.

Denílson Duro, que fez estas afirmações na manhã de hoje, durante o programa informativo Capital Central, disse que “o fenómeno decorre por falta de políticas de gestão de recursos humanos”.

Duro entende que “os jovens não são tidos nem achados pelas administrações municipais”, por alegada falta de políticas locais para reter os quadros.

Já o sociólogo Samora Neves reconhece que o país está a debater-se com muitos problemas sociais, sobretudo do desemprego, apesar da existência de muitas infra-estruturas. Entretanto, nega que estas situações decorram da má governação.

O comentador pensa que a solução para travar o êxodo de jovens do país, “é as autoridades competentes darem oportunidades e facilidade a banca”. Defende também que “a implementação das autarquias pode emprestar esperança aos jovens” .

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.