Connect with us

Politica

Cabinda estará brevemente ligada à rede eléctrica, anuncia João Lourenço

Published

on

Cabinda estará brevemente ligada à rede eléctrica. O anúncio foi feito pelo Presidente da República, João Lourenço, nesta terça-feira, 07, em Dallas, Estados Unidos da América (EUA), dando conta que a província será a 11ª a estar ligada à rede nacional de energia eléctrica.

Falando no Diálogo de Alto Nível sobre Crescimento Sustentável e o Futuro Energético de África, inserido na 16ª Cimeira Empresarial EUA-África, o estadista angolano disse que desta forma, Cabinda deixará de depender de combustíveis fósseis para produzir energia eléctrica.

Para João Lourenço, esta é mais uma demonstração de que a contribuição de Angola para a transição energética já está a acontecer e, com algum sucesso, vai reduzindo a emissão de carbono para a atmosfera no processo de produção de energia eléctrica.

Notou que 74 por cento da energia produzida em Angola já é de fonte não dependente de combustíveis fósseis, dominando a produção de energia a partir de fontes hidroeléctricas, seguidas das fotovoltaicas.

Neste sentido, informou aos presentes que o país possui três barragens hidroeléctricas e está a construir a maior delas que é a de Caculo Cabaça.

Cimeira em Dallas é oportunidade de negócios entre EUA e África, considera João Lourenço

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.