Connect with us

Economia

Angola indicada como sexta maior economia africana

Published

on

A República de Angola é hoje a sexta maior economia africana, segundo uma notícia da Africanews, que cita dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).

E de acordo com as projecções de crescimento do FMI, sublinha a Africanews, esse ranking não deve sofrer nenhuma reviravolta nos próximos anos. A Nigéria, o país mais populoso do continente, com mais de 200 milhões de habitantes, continuará a ser a principal economia africana por muito tempo.

O gigante africano pode ver a sua riqueza crescer e atingir um Produto Interno Bruto (PIB) de 915 mil milhões de dólares em 2028.

O ranking dos países mais ricos pode variar dependendo dos critérios usados, como o PIB, renda per capita ou outros indicadores económicos.

No caso de Angola, o FMI recorda ser um país largamente dependente da produção e exportação petrolífera.

Com mais de 32 milhões de habitantes, Angola regista hoje uma gritante inflação, desvalorização da moeda sem precedente, pelo menos nos últimos 15 anos, perda significativa do poder de compra, além da queda nas Reservas Internacionais Líquidas, se comparado com os dados de há 5 e 6 anos.

Lista dos 10 países mais ricos de África

Nigéria: Como o país mais populoso da África, a Nigéria tem uma economia diversificada, particularmente nos sectores de petróleo e gás.

África do Sul: A África do Sul tem uma economia diversificada com sectores como mineração, agricultura e serviços.

Egipto: O Egipto tem uma economia diversificada com sectores como turismo, petróleo e gás e agricultura.

Argélia: A Argélia tem reservas significativas de petróleo e gás natural, que contribuem significativamente para a sua economia.

Marrocos: Marrocos tem uma economia diversificada, com sectores como turismo, agricultura, indústria e serviços.

Angola: O petróleo e os recursos naturais desempenham um papel fundamental na economia de Angola.

Quénia: O Quénia é um centro económico regional com uma economia diversificada, incluindo o sector de serviços, agricultura e turismo.

Gana: A economia de Gana é apoiada por sectores como agricultura, petróleo e gás e serviços.

Tanzânia: A agricultura, o turismo e os recursos naturais contribuem para a economia da Tanzânia.

Etiópia: A Etiópia está experimentando um rápido crescimento económico, com sectores como agricultura, manufactura e infra-estrutura.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Onelio Kossi

    15/02/2024 at 6:23 pm

    O PIB deveria ser retirado dos indicadores de potencial econômico. Porque o PIB não representa necessariamente distribuição, porém representa sempre e de forma inequívoca, acúmulo de poderio financeiro.
    O poder econômico de uma nação está na distribuição per capita e não no acúmulo rudimentar.
    Angola tem muito dinheiro, claro que tem. Pelo seu poderio financeiro, deveria estar em sexto lugar, no ranking dos países com os cofres mais “gordinhos”, e nunca no ranking do poder econômico. E se não existe o ranking mais gordinho, que criem, mais não coloquem Angola num ranking que não coaduna com a sua existência.
    Enquanto este povo for miserável, Angola nunca será um poder econômico.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *