Connect with us

Economia

Associação aponta combustível como responsável pela subida do preço do pescado

Published

on

O preço do pescado está encarecido em Luanda por causa da subida do preço dos combustíveis. A afirmação é da Associação de Pesca Artesanal, Semi-Industrial e Industrial de Luanda (APASIL).

Manuel Azevedo, presidente da Associação, defende a uniformização do preço do combustível para que o pescado no mercado, seja mais barato.

Enquanto isso, a Associação de Pescas apela à necessidade de se melhorar a questão da distribuição do pescado, segundo António Gama, responsável da agremiação.

Por sua vez, o presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, defende que precisam ser tomadas medidas urgentes para recuperar a taxa de esforço de captura de pescado.

Chamados a comentar sobre, para além da subida do preço do pescado, também do preço dos produtos da cesta básica, os analistas da Rádio Correio da Kianda mostram-se divididos quanto aos resultados da redução do IVA de 14 para 7 por cento.

A jurista Delfa Kussei entende que o sistema económico angolano apresenta muitas fragilidades. Já o politólogo Eurico Gonçalves aponta a dependência do petróleo, e entende que é prematuro falar dos resultados do IVA. Por fim, Crisóstomo Chipilica afirma que “o problema do país tem a ver com a economia dolarizada”.

Formado em radiojornalismo, com passagem por órgãos de comunicação social públicos e privados. Possui formação internacional em Comunicação e Multimedia. Estudante do curso superior de Gestão/Comunicação e Marketing.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *