Connect with us

Politica

Senegal abre pela primeira vez a sua Embaixada em Angola

Published

on

A fim de impulsionar a nova dinâmica das relações bilaterais, após a abertura da Embaixada de Angola em Dakar, pela primeira vez o Senegal abre a sua Embaixada em Luanda.

O Ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu esta segunda-feira, 17, as Cartas Figuradas de Malik Ndao, diplomata designado para exercer a função de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República do Senegal em Angola.

“O nosso país está particularmente interessado na experiência de Angola na indústria extractiva e da exploração dos hidrocarbonetos”, disse, o presidente Macky Sall, aquando do anúncio da abertura da Missão Diplomática do Senegal em Angola, em Dakar, no dia 26 de Maio de 2022.

Contudo, espera-se que a cooperação possa ser alargada no sector das obras públicas, ensino superior, pesquisa e formação profissional e da cultura e, sobretudo, no domínio judiciário onde as negociações estão em curso, informa o comunicado do MIREX ao qual o Correio da Kianda teve acesso.

Localizado na África Ocidental, o Senegal possui uma população estimada em 15,4 milhões habitantes, cerca de 42% dos quais vivem em áreas rurais, e uma grande variedade de grupos étnicos, como na maioria dos países da África Ocidental, vários idiomas são amplamente falados.

Possui laços históricos de cooperação político-diplomático com Angola, tendo acordos rubricados nos sectores da Justiça, Economia, Comércio, Energias, Turismo e Petróleo, reforça, o comunicado.

Colunistas