Connect with us

Mundo

Novo presidente do Senegal quer reformular relações com União Europeia

Published

on

O novo Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, quer repensar e renovar as relações entre Dacar e a União Europeia durante a visita ao país do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que termina hoje.

Faye, que tomou posse no dia 02 de Abril, depois de ter vencido o candidato do Governo e até então primeiro-ministro, Amadou Ba, sublinhou, segundo a agência de notícias Europa Presse, que a cooperação com o bloco “é densa e multiforme”, mas sublinhou que o Senegal “quer uma parceria repensada, renovada e fertilizada por uma visão partilhada de uma ordem internacional mais justa que reflicta as realidades do mundo actual”.

Numa conferência de imprensa conjunta em Dacar, apelou a “uma parceria adaptada às mudanças e capaz de apoiar a dinâmica inovadora” que as novas autoridades senegalesas “querem imprimir às relações” com o bloco europeu.

Faye sublinhou que a visita de Charles Michel ao país “é uma prova dos laços de amizade e cooperação entre o Senegal e a UE” e salientou a necessidade de ambas as partes enfrentarem “desafios comuns, como a paz, a segurança e as alterações climáticas”.