Connect with us

Politica

Arquivo Nacional de Angola será inaugurado ainda este ano

Published

on

A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, avaliou nesta terça-feira, 03, o grau de execução das obras nas novas instalações do Arquivo Nacional de Angola (ANA).

Acompanhada do ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, e da secretária para os Assuntos Sociais do Presidente da República, Fátima Viegas, Carolina Cerqueira foi ver de perto como deverá funcionar as instalações do ANA, a inaugurar ainda este ano, soube o Correio da Kianda.

Além de ouvir explicações técnicas da “monstruosa” infra-estrutura, Carolina Cerqueira ficou a saber que os avanços das obras apontam para 98 por cento de execução. A ministra de Estado recebeu explicações das necessidades de meios e equipamentos para acelerar o processo de mudança do acervo do ANA para as novas instalações, localizada no Distrito Urbano da Camama, em Luanda.

O ANA tem cerca de 15 quilómetros de documentação tipologia diversa da administração colonial, contando-se processos, códices, livros, revistas, jornais, mapas, postais, pinturas, gravações, entre outros.

O ANA está a preparar a edição da obra “Repositórios de Coisas Angolenses”, da autoria de Joaquim Dias Cordeiro da Mata, investigador e ensaísta angolano do século XIX, que retrata factos do século XIX, sendo um dos documentos de vital importância para o conhecimento do nosso país.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Alan Silva

    05/11/2020 at 4:32 am

    Eu quero o ver muito.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.